O que é um Santo Natal?

O que é um Santo Natal?

Contrariamente ao que me ensinaram, sobre o Natal, hoje quando na rua, alguém me olha e diz:
– Boas Festas!
Fico a pensar:
-Neste período de vizinhança de Natal, a sede de “bem fazer” é mais aguda.
Eu, que vejo esta época do ano, como um hino à hipocrisia generalizada, como a festa de tudo o que é contrário aos sentimentos e actos de solidariedade descomprometida, de genuína vontade de abrir os braços e tentar abraçar o mundo.
Eu, que vejo constantemente por aí a pobreza a que não chega a roupa, a comida, o carinho, que lupo solidão, tristeza, desespero, que olho ódios e ressentimentos familiares, velhos que adormecem isolados, as carrinhas das boas vontades, aquelas, que têm dias e horas marcadas.
Vidas sem qualquer enfeite, que flutuam por caminhos esgotados e sem adubos, onde não há sonhos, e só existe uma vontade de desforra pelo que lhes caiu em sorte, e acorrentados à tradição da festa, o Natal desvenda-se sombrio, para aqueles cujos parcos recursos, não lhes permitem compensações em que iludam o desejo frustrado.


Pois eu desejo que neste Natal todos os que vivem de incertezas práticas ou apenas de sentimentos contraditórios, que tantas vezes nos assaltam, possamos olhar para nós e encontrar armas que nos animem, ao nosso amigo, ao nosso vizinho, ao nosso familiar e, ao acordar no dia seguinte, naquele dia em que já quase todos se esqueceram dos votos de Boas Festa, consigamos perceber que, todas as noites de todo o ano, deveriam velar pelo doce articulado da sociedade.


E para todos um Santo Natal !

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

9 comentários

  1. Isa

     /  03/12/2010

    Waw! Adorei o novo look.BeijosIsa

    Responder
  2. Olá Eduarda!Este texto inspirou-me para contar uma história… vou conta-la lá no meu sitio

    Responder
  3. Olá IsaFaz-se o que se pode!bjs

    Responder
  4. EugéniaVou lá ver.Bjs

    Responder
  5. Também concordo que, a humanidade deveria considerar diáriamente com as intenções e atenções natalícias aqueles desfavorecidos, os quais, tal como nós, não pediram para nascer…contudo, o menino jesus nasceu no 25 de Dezembro.Quando era miúdo, gostava tanto levantar-me cedo e ir ver o que o pai-Natal me tinha trazido!!! cumprimentos.

    Responder
  6. AntónioFico contente que na essência concorde comigo.Um abraço.

    Responder
  7. EduardaPalavra de honra que entendo o que queres dizer e não tenho a menor dúvida em assinar por baixo.Mas eu não posso ignorar que, para mim e tantos outros, o Natal celebra a vinda do Deus Menino que, encarnando, Se ofereceu à humanidade num gesto extremo de amor. O Menino não tem culpa da feira em que Lhe transformaram o aniversário. Quanto a mim, é dele que continuo a lembrar-me, tentando cumprir durante o ano aquilo que me ensinou com a Sua vida. Beijos

    Responder
  8. FátimaTAl como digo logo no inicio,"contrariamente ao que me ensinatam sobre o Natal…" exactamente o espírio da celebração do nascimento de Jesus, e o seu porquê. O festival que hoje em dia se faz,opõe-se na exacta medida em que "armado em bonzinho", anda meio mundo durante 15 dias, e os restantes a olhar para o seu umbigo.Ora diz-me lá tu, se não é um descanço?POis é isso mesmo que me engranita.E todos os anos falo do mesmo, mas ninguém me liga, que fazer?Continuar como sou, é o meu caminho.Um beijo

    Responder
  9. Eduarda Vim espreitar o teu blog . Está lindo de imagem e de conteúdo… Também eu aprendi lá na minha Beira Baixa , que Natal era amor ao próximo , partilha , mas não apenas nesta data e sim todo o ano . Claro , que esta data é mágica mas , todos os dias , quem tem fome precisa de algo que lhe mate a fome …. O mundo parece ter esquecido isso.. . Até quando ?! Vi ainda que temos outros gostos semelhantes ,como na música .. Um Santo Natal Beijo Quina

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: